2/14/2012
Os sintomas principais do TDAH, como desatenção, impulsividade e hiperatividade, aparecem já na infância (ao redor dos 7 anos) e se não tratados adequadamente, levam ao prejuízo do desempenho do portador como um todo. Nos adultos, os sintomas de TDA/H se ocultam, com frequência, por trás de problemas de relacionamentos interpessoais, incapacidade de organização, alterações de humor, abuso de substâncias químicas, dificuldades no trabalho e outros problemas emocionais
Transtorno de Deficit de Atenção TDA/H em Adulos: http://viettaed23.blog.terra.com.brhttp://www.psi...
Transtorno de Deficit de Atenção TDA/H em Adulos: http://viettaed23.blog.terra.com.br
http://www.psi...: http://viettaed23.blog.terra.com.br http://www.psicomundo.com/directorio/usuarios/ver/id/23
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2/12/2012
Psicoterapia
Breve: recurso eficiente e econômico.
Psicoterapia
é um processo de tratamento para problemas de ordem emocional ou mental que,
utiliza-se de abordagens psicológicas, propiciando condições favoráveis para o
autoconhecimento, facilitando a compreensão de possíveis influências do meio na
determinação de problemas e conflitos emocionais. É um procedimento de base
científica que visa ajudar a pessoa a captar recursos internos e externos para
solucionar problemas ou enfrentá-los de forma adequada e sadia. Nesse processo
que se estabelece na relação entre paciente e terapeuta o paciente tem
oportunidade de desenvolver uma real percepção de si mesmo, de seus
comportamentos, atitudes, pensamentos e sentimentos. É a oportunidade que a
pessoa tem de identificar e reconhecer seus defeitos, qualidades e
potencialidades e aprender a utilizá-los a seu favor. Nem sempre as pessoas
conseguem fazer essa auto-observação e sofrem por desconhecer as razões pelas
quais agem desta ou daquela maneira.
A
psicoterapia busca fornecer condições para que a pessoa, dentro de seu próprio
referencial (e não do terapeuta) apreenda suas reais características de
personalidade, potencialidades, dons, talentos, capacidades, preferências,
qualidades e limitações e as direcione de forma construtiva.
A
psicoterapia tem hoje, seu uso difundido e conta com várias linhas de abordagens
diferentes. As mais difundidas são as de base psicanalítica, que surgiram com
trabalhos de Sigmund Freud na virada do século XIX para século XX, com vários
seguidores e dissidentes como Adler, Melaine Klein, Bion, Lacan e outras, também
difundidas no Brasil como o Psicodrama, Psicologia Analítica de Jung, Análise
Existencial, com vários representantes, entre eles psiquiatras e
psicólogos.
Algumas psicoterapias já foram testadas dentro
de um modelo empírico, entre elas, a Psicoterapia Breve, a Terapia Interpessoal
e a Terapia Cognitivo-comportamental, estas última muito difundidas na
Europa.
A
vida moderna e o poder aquisitivo das pessoas demandam por serviços cada vez
mais eficientes e em tempo reduzido para resolução de problemas de qualquer
natureza. Limitações econômicas e pouca disponibilidade de tempo são fatores que
interferem de forma decisiva na hora de buscar ajuda psicoterápica. A perda de
valores vitais, a constante cobrança e exigências em termos de realização
humana, o baixo poder aquisitivo e alto custo de tratamentos especializados, têm
restringido certas práticas médicas e psicológicas a poucos privilegiados.
Adaptações
técnicas às atuais condições do mundo Pós- Moderno carecem cada vez mais de
especialistas nesta área, com conhecimentos profundos e consciência
social.
O
grande desafio do século XXI é a procura de soluções de problemas e conflitos
pessoais e sociais de forma adequada, eficiente, rápida e econômica.
A
Psicoterapia Breve é um desses recursos, pois visa atingir os problemas
emocionais mais prementes que possam ser solucionados em curto prazo. Sua
eficácia depende, sobretudo, da motivação do cliente e sua disposição em mudar.
Esta é a chave para se obter resultados positivos satisfatórios nesta abordagem.
A
Psicoterapia Breve trata-se de um modelo de terapia, com objetivos específicos.
Apesar do termo “breve” remeter à idéia de tratamento de curta duração, esse
tipo de terapia possui outras características, entre elas, a do estabelecimento
de um foco, ou seja, suas ações são voltadas para as queixas principais (motivos
da procura), estando centrada na superação de sintomas e vivências atuais e para
a solução de conflitos que se configuram como prioridades para o cliente. Outra
característica é que por conta da emergência/urgência e/ou importância do
problema focal há maior atividade do terapeuta (intervenção mais ativa) exigindo
do terapeuta a capacidade de associar o rigor da técnica ao referencial teórico.
Trata-se de técnica, com características próprias e não simplesmente
encurtamento do processo psicoterápico. Envolve o uso de técnicas focais e a
vivência de “experiências emocionais corretivas”, exigindo treino e experiência
específica por parte do terapeuta.
Por
“experiência emocional corretiva” se entende a possibilidade do cliente reviver
situações traumáticas do passado, sentimentos reprimidos, agora experimentados
na relação com o terapeuta, num contexto de segurança, aceitação e ausência de
censura. A partir desta interação o cliente pode chegar à reformulação,
reparação ou superação de seus conflitos.
Cabe
ao terapeuta o acompanhamento e avaliação da evolução do processo e, em casos de
necessidade de aprofundamento, seja por insuficiência de domínio das tensões ou
por opção do cliente em dar continuidade ao processo de autoconhecimento, a
reformulação das bases de atendimento e o preparo do cliente para etapas
consecutivas.
Profa. Dra. Edna
Paciência Vietta
Psicóloga
Sintomas do TDA/H em adultos
Sintomas do TDA/H em adultos
A existência da forma adulta do TDA/H foi oficialmente reconhecida apenas em 1980 pela Associação Psiquiátrica Americana. E, desde então inúmeros estudos têm demonstrado a presença do TDAH em adultos. Acredita-se que em torno de 60% das crianças com TDA/H mantêm o quadro na vida adulta, porém com sintomas em menor número. O TDA/H é uma disfunção crônica, herdada na grande maioria das vezes, daí sua presença desde a infância. Não surge na vida adulta, sempre esteve presente só não foi detectado ou adequadamente tratado. Na vida adulta suas manifestações são dificilmente diagnosticadas como TDAH, sendo muitas vezes tratado por seus sintomas de forma isolada como: distúrbios da ansiedade, depressão (distimia), irritabilidade, agitação, nervosismo, intolerância. Muitas vezes confundido com Transtorno Bipolar é de difícil diagnóstico dado suas comorbidades, freqüentemente presentes no TDAH adulto.
Os sintomas característicos TDAH em adultos são: dificuldade de organizar e planejar atividades do dia a dia, dificuldade em priorizar atividades. Tendem a ficar “estressados” quando se vêem sobrecarregados, assumem vários compromissos diferentes ao mesmo tempo, por não saberem por onde começar. Deixam trabalhos pela metade, interrompem o que estão fazendo para começar outra coisa, só voltando ao trabalho anterior bem mais tarde ou por vezes, se esquecendo de voltar a eles. Têm dificuldades para realizar tarefas sozinhos e precisam ser lembrados pelos outros de suas responsabilidades. Apresentam dificuldade em assistir uma palestra, ler um livro, sem que sua cabeça “viaje” para bem longe perdida, num turbilhão de pensamentos. Mostra dificuldades em manter a atenção no diálogo com as pessoas, parecendo não escutar o que os outros dizem ou ignorando o que diz seu interlocutor.
As características do déficit de controle dos impulsos em adultos com Distúrbio de Déficit de Atenção se apresentam da seguinte forma: agem por impulso em relação a compras, na tomada de decisões, em assuntos importantes, em rompimento de relacionamentos, por vezes, se arrependendo em seguida. Apresentam reações em curto-circuito, com rápidas e passageiras explosões de raiva, tipo "pavio curto", São hiper-sensíveis à provocações, críticas ou rejeição; são impacientes e têm grande dificuldade de esperar; mostram baixa tolerância à frustração e oscilação de humor.
As conseqüências existenciais do portador de Déficit de Atenção, principalmente em adultos, seriam: adiamento crônico de tarefas ou compromisso, ou seja, dificuldade de iniciativa ou atitude de procrastinação; alcoolismo e abuso de drogas; baixa auto-estima e um sentimento crônico de incapacidade, pessimismo; tempo excessivo na execução de algum trabalho, devido em parte ao sentimento de insuficiência; depressões freqüentes; difícil sociabilidade, dificuldade em manter relacionamentos duradouros; mau desempenho profissional, apesar de bom potencial; tendência a culpar as outras pessoas por suas dificuldades e erros.
O portador de TDAH tem dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e o quanto isto afeta os demais à sua volta, sendo por isso, muitas vezes, considerados “egoístas”. Na verdade necessitam de cuidados e tratamento.
São pessoas de bom nível intelectual, geralmente com alguns talentos significativos.
Profa.Dra.Edna Paciência Vietta
Psicóloga Clínica
TDA/H - um transtorno e muitas comorbidades.
Nossa
experiência como psicoterapeuta tem nos mostrado que a maioria dos adultos
com características de TDA/H (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
buscam ajuda na psicoterapia quando apresentam Transtornos de Ansiedade
(Fobia Social, Transtorno Obsessivo-compulsivo, Pânico, Depressão), Transtorno
Bipolar (transtorno de humor depressão e/ou euforia), alcoolismo, dependência
química, e outros quadros.
O TDA/H em
adultos tem sido visto como uma doença camuflada, devido ao fato de
os sintomas serem mascarados, ou seja, problemas caracterizados por comorbidades (presença simultânea de dois ou mais transtornos num mesmo
período de tempo).
Os sintomas principais do TDA/H, como desatenção, impulsividade e hiperatividade, aparecem na infância (ao redor dos 7 anos) e causam prejuizos para o desempenho da criança como um todo. Nos adultos, os sinomas se ocultam, geralmente, por trás de problemas de relacionamento interpessoais, desorganização, falta de motivação, postergação de aividades, oscilação de humor, abuso de substâncias químicas, automedicação, dificuldades no trabalho e outros problemas emocionais.
Os sintomas principais do TDA/H, como desatenção, impulsividade e hiperatividade, aparecem na infância (ao redor dos 7 anos) e causam prejuizos para o desempenho da criança como um todo. Nos adultos, os sinomas se ocultam, geralmente, por trás de problemas de relacionamento interpessoais, desorganização, falta de motivação, postergação de aividades, oscilação de humor, abuso de substâncias químicas, automedicação, dificuldades no trabalho e outros problemas emocionais.
Estudos
demonstram que o portador de TDA/H apresenta o distúrbio desde a
infância, ou seja, o distúrbio esteve
sempre presente, persistindo na vida adulta com comprometimento
significativo na vida acadêmica, profissional, conjugal, familiar e social.
As
queixas apresentadas pelo portador de TDA/H estão geralmente impregnadas de
fatos e acontecimentos que nada mais são que prejuízos ou conseqüências
advindas do fato de o transtorno não ter sido tratado na infância. Essas queixas
se manifestam através de crises conjugais, divórcios, dificuldades em se fixar
no emprego, incapacidade de terminar o que começam (o sujeito requer pressão
para concluir tarefas), dificuldades em estabelecer prioridades,
desorganização e procrastinação, estão sempre em busca de novidades e grandes
emoções, trocam de tarefas continuamente, ou seja, tem necessidade de variar. São
pessoas desatentas, com dificuldades em se definir por uma profissão,
desmotivadas, inconstantes nas relações, fazem muitos planos, mas não
concluem nada, muito potencial, às vezes, até muita criatividade, mas, pouca
realização, dificuldade de concentração, descontrole financeiro (gastos
excessivos), impulsividade, sensações subjetivas de
inquietação, impaciência, baixa tolerância à frustração, baixa
auto-estima, hipersensibilidade às críticas; irritabilidade, preocupação
excessiva, dificuldades para pensar e se expressar com clareza.
Apesar de
serem identificadas numerosas semelhanças entre as características de
comportamento nas crianças e em adultos com TDA/H, foram feitas várias
distinções. Uma delas é a redução em níveis globais de hiperatividade entre
adultos.
Adultos com TDA/H não se dão conta quanto a suas dificuldades de atenção, mesmo porque sempre foram dispersos e desatentos, erram repetidamente, perdem coisas, têm dificuldades para se lembrar o que acabam de ler, necessitam perguntar várias vezes a mesma coisa e evitam leitura que não seja de seu interesse específico. São também, capazes de dormir ou desligar diante de assuntos que não lhe interessam diretamente. Preferem atividades rápidas e trabalhos práticos. Muitas vezes se dedicam às atividades que exige pouca atenção e concentração, mostrando uma clara dificuldade para conseguir o mínimo de concentração suficiente para manter qualquer tarefa.
Adultos com TDA/H não se dão conta quanto a suas dificuldades de atenção, mesmo porque sempre foram dispersos e desatentos, erram repetidamente, perdem coisas, têm dificuldades para se lembrar o que acabam de ler, necessitam perguntar várias vezes a mesma coisa e evitam leitura que não seja de seu interesse específico. São também, capazes de dormir ou desligar diante de assuntos que não lhe interessam diretamente. Preferem atividades rápidas e trabalhos práticos. Muitas vezes se dedicam às atividades que exige pouca atenção e concentração, mostrando uma clara dificuldade para conseguir o mínimo de concentração suficiente para manter qualquer tarefa.
O
diagnóstico é basicamente clínico sendo de grande importância a história da
pessoa a ser investigada cuidadosamente, através de entrevistas com um ou
mais membros da família, pois é bastante comum a falta de atenção desses
pacientes até mesmo para o próprio comportamento. A vida escolar deve ser bem
examinada, no entanto, embora não raro a pessoa bem dotada intelectualmente
possa compensar o déficit da atenção e ter bom rendimento nos estudos. O
transtorno não impede de forma absoluta a concentração, alguns indivíduos são
capazes de um bom desempenho na área do trabalho, porém à custa de muito
esforço compensatório, estabelecimento de algumas estratégias de funcionamento
e de alto grau de interesse, enquanto em todos os outros momentos, a atenção
pode falhar de forma significativa.
Para o
diagnóstico, é importante lembrar que o TDA/H é uma condição que acompanha a
pessoa desde a infância, ou seja, ninguém fica TDA/H depois de adulto. Cabe
lembrar ainda, a possibilidade de uma gama variável de intensidade do quadro
clínico, indo desde casos leves ou discretos até casos graves com intenso
comprometimento funcional.
No caso
de adultos casados, com freqüência algumas intervenções necessitam ser
realizadas com o cônjuge. Existem também várias recomendações que podem
ser fornecidas ao paciente, de acordo com cada caso em particular, que amenizam
suas dificuldades no dia-a-dia. A terapia recomendada é associação
de Técnicas Cognitivo-Comportamentais e Tratamento Medicamentoso.
Profa. Dra. Edna Paciência Vieta
Profa. Dra. Edna
Paciência Vietta
Psicóloga Clínica
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